Local

Home / Local

Hotel Pousada dos Pireneus

Pirenópolis – Goiás – Brasil  

www.pousadadospireneus.com.br

 

História da Cidade

(Texto adaptado do site http://www.pirenopolis.go.gov.br/ )

 

Pirenópolis nasceu do início do século XVIII a partir de um pequeno arraial de mineradores  e incrustada aos pés da Serra dos Pireneus e constitui-se hoje em um dos mais ricos acervos patrimoniais do Centro-Oeste. A cidade foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989. Possui um Centro Histórico com casarões e igrejas do século 18, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754). Outros prédios significativos arquitetonicamente são o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899,  o Cine-Pireneus, em estilo art-deco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

 

Segundo a tradição local, a serra recebeu o nome de Pireneus por haver na região imigrantes espanhóis, que por saudosismo ou por encontrar alguma semelhança com a cadeia de montanhas situada entre Espanha e França, deram então o mesmo nome a esta serra goiana. É a terra das Cavalhadas, da Festa do Divino Espírito Santo, de Veiga Vale, de altares barrocos e das pedras de quartzito.

 

Pirenópolis tem primazias: foi a primeira cidade a possuir obras sacras, a primeira biblioteca e o primeiro cinema do estado. Destacou-se na música goiana, graças ao surgimento de grandes maestros, e também da imprensa de Goiás – nela foi impresso o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense. Pirenópolis conta ainda com uma vasta opção de hotéis e pousadas, restaurantes, bares.

 

Saiba mais sobre Pirenópolis no site  http://www.pirenopolis.go.gov.br/

 

Mapas: Distância de Pirenópolis à Brasília e Goiânia

mapa_br mapa_piri

 

 

A Vida Noturna

Vida Noturna

As Cachoeiras

Cachoeiras

A Gastronomia

Comida

 

Imagens obtidas do Google