Apresentação

Home / Apresentação

XVIII – Simpósio Brasileiro de Química Teórica

Pirenópolis (GO) – 22 à 25 de Novembro 2015

 

O Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT), na sua XVIII edição em 2015, completa 34 anos. O sucesso verificado nos encontros anteriores avaliza o fato de que esse evento se torna progressivamente a maior instância, nacional e latino americana, de expressão da comunidade de Química Teórica superando, inclusive, a barreira linguística dessa região americana. Este sucesso alcançado pelo SBQT reside no fato dele permitir a articulação dos grupos de pesquisa em Física, Química e áreas Biológicas direcionando e otimizando os esforços para o desenvolvimento de métodos teóricos e computacionais de interesse comum e para a utilização e aprimoramento de técnicas experimentais existentes no país, na busca de um entendimento mais completo de problemas em Química Moderna.

 

A Química Teórica, antes tida como uma área de interesse puramente acadêmico, passou a ser reconhecida como de grande importância na formação do Químico do Século XXI. Nessa última década, multiplicaram-se os cursos, tanto em nível de Graduação como de Pós-Graduação, em todo o país. Atualmente, a Química Teórica no Brasil engloba contribuições de diversas áreas específicas tais como Química Quântica, Dinâmica Atômica e Molecular, Simulação Computacional de Sistemas Líquidos e Sólidos, Modelagem Molecular de Sistemas de Interesse Biológico e Tecnológico, Catálise Química, Físico-Química Orgânica, entre outras. Nesse contexto, são inegáveis as contribuições do SBQT para o desenvolvimento da área no país. Portanto, nesse simpósio, bem como nos anteriores a programação terá um caráter diversificado visando contemplar as diferentes linhas de pesquisa existente na comunidade de química teórica do país.

 

A 18ª edição do SBQT será realizada na cidade histórica de Pirenópolis (GO) dando assim mais um salto ousado ao sair da região Sudeste para o interior do Brasil. É importante ressaltar que esse Simpósio ocorrerá à 50km da cidade de Anápolis que é o segundo maior polo da indústria farmacêutica e agrícola da América do Sul. Esta ação solidifica o SBQT como um evento de importância nacional tanto pela regularidade quanto pelo caráter de abrangência geográfica e científica que, no contexto geral, visa capacitar e formar pessoal especializado em química assim como facilitar o intercâmbio entre os diversos grupos de pesquisa nacionais ao setor produtivo como estabelece as metas do Governo Federal para as próximas décadas em CT&I.

À Comissão Organizadora